Na reunião, nesta quinta (11), também será entregue voto de felicitações para a Rede Ibero-Americana de Associação de Idosos do Brasil.
Mais de 42 mil denúncias de violações contra idosos já foram registradas nos três primeiros meses de 2024, segundo a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos - Arquivo ALMG | Foto: Luiz Santana.
Da redação da Rede Hoje
A Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará uma audiência pública nesta quinta-feira, 11 de julho de 2024, para debater a conscientização sobre a violência contra idosos.
Solicitada pelo deputado Mauro Tramonte (Republicanos), a reunião ocorrerá às 10 horas no Auditório José Alencar, no prédio principal da Assembleia. Durante o evento, será entregue um voto de felicitações à Rede Ibero-Americana de Associações de Idosos do Brasil (Riaam-Brasil).
O deputado destacou em seu requerimento que, nos primeiros três meses de 2024, foram registradas mais de 42 mil denúncias de violações contra idosos, de acordo com a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.
“Esse grupo etário muitas vezes se torna vítima de violência devido às suas condições em que o envelhecimento tende a ocorrer no País. Entre os constrangimentos enfrentados por esses indivíduos, destacam-se, conforme o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, abuso psicológico, negligência, abandono, violência institucional, abuso financeiro, violência patrimonial, violência sexual e discriminação”, afirmou o deputado Mauro Tramonte.
Ele também ressaltou o trabalho desenvolvido pela Riaam-Brasil no combate à violência contra idosos. A Riaam-Brasil é uma organização composta por entidades representantes de idosos, pensionistas e aposentados, que buscam promover a qualidade de vida desse público.
As ações da entidade visam combater o isolamento social, fomentar a saúde física e mental, bem como assegurar o pleno respeito aos direitos e à dignidade dos idosos.