A campanha "O Cerrado me Protege" busca conscientizar sobre a importância do bioma como um lar que abriga não só uma vasta biodiversidade, mas também a própria população.
Créditos: Cerrado das Águas | divulgação
Da redação da Rede Hoje
O Consórcio Cerrado das Águas, uma plataforma colaborativa fundada em 2014, lançou no Dia Nacional do Cerrado, 11 de setembro, a campanha "O Cerrado me Protege". A iniciativa busca conscientizar sobre a importância do bioma como um lar que abriga não só uma vasta biodiversidade, mas também a própria população.
A campanha destaca que, para preservar esse ecossistema essencial, é necessário o envolvimento ativo de todos, como explica a bióloga e secretária executiva do consórcio, Fabiane Sebaio. “Hoje, precisamos refletir sobre o quanto estamos desprotegidos ao degradar o Cerrado, que funciona como um escudo natural”, afirmou.
A ação principal da campanha envolve a comunidade de Patrocínio, Minas Gerais, com ativação em quatro cafeterias locais: Aroma e Art Café, Dulcerrado by Expocacer, Primitivo Cafeteria e Torrefação e Ypslon Idiomas e Cafés. Os estabelecimentos participantes incentivam os clientes a aprender mais sobre o Cerrado por meio de um quiz interativo, com a chance de ganhar um voucher de R$ 100,00. O sorteio será realizado no dia 11 de outubro. A cidade foi escolhida por sua forte ligação com o consórcio, sendo o primeiro local a receber um projeto piloto de conservação de bacias hidrográficas em 2019.
Além disso, no dia do lançamento, especialistas em restauração do Cerrado participaram de entrevistas ao vivo nas rádios locais, discutindo os desafios e soluções para a preservação do bioma. Foi também criada uma página no site do Consórcio Cerrado das Águas com informações sobre o bioma, curiosidades e uma chamada para a ação de preservação. O objetivo é engajar o público em prol da conservação do Cerrado.
O consórcio, que nasceu durante a crise hídrica de 2014, tem como foco a resiliência climática e a sustentabilidade. Por meio de práticas de Agricultura Climaticamente Inteligente e Regenerativa, a plataforma promove a preservação de bacias hidrográficas e propriedades agrícolas no Cerrado Mineiro, garantindo a provisão de serviços ecossistêmicos essenciais para a região. Atualmente, a iniciativa atende 116 propriedades rurais nas cidades de Patrocínio, Serra do Salitre e Coromandel, com expansão prevista para Araguari.
O impacto do consórcio é significativo, com resultados que beneficiam mais de 150 mil pessoas. Entre as conquistas estão 2.981 hectares com estratégias agrícolas sustentáveis, a preservação de 195 hectares de vegetação nativa e o plantio de 68 mil mudas de espécies nativas. A campanha “O Cerrado me Protege” busca ampliar esses esforços, destacando que a preservação do Cerrado é vital para o futuro da biodiversidade e para a qualidade de vida de todos.
Saiba mais sobre o CCA acessando: https://www.cerradodasaguas.org.br/
Com informações da Ascom | Consórcio Cerrado das Águas