Os recursos federais são destinados para artistas, coletivos e produtores culturais em diversas áreas, como música, teatro, dança, literatura, audiovisual, artes visuais e cultura popular.

Crédito: Rede Hoje


M aria Aparecida Palucci, “Cidinha”, coordenadora de cultura da Secretaria Municipal de Cultura de Patrocínio.

Da redação da Rede Hoje

A Lei Aldir Blanc 2024 está com inscrições abertas, oferecendo recursos para artistas, coletivos e produtores culturais em diversas áreas, como música, teatro, literatura, dança, audiovisual, artes visuais e cultura popular. É uma oportunidade para fortalecer a produção cultural e dar visibilidade à arte em Patrocínio e região.

Os recursos da Lei Aldir Blanc vêm do Fundo Nacional de Cultura, que é abastecido por verbas federais destinadas a apoiar o setor cultural. Criada durante a pandemia de COVID-19, a lei foi concebida para auxiliar artistas, grupos culturais e espaços de cultura impactados pela interrupção de suas atividades, e continua a ser um importante mecanismo de fomento ao setor, financiando projetos em todo o Brasil por meio de repasses diretos aos estados e municípios.

A nova edição da Lei Aldir Blanc visa fomentar e fortalecer a produção cultural, atendendo a uma diversidade de segmentos artísticos que formam a identidade cultural brasileira. Com três editais abertos para diferentes categorias, o objetivo é contemplar artistas individuais, coletivos e grupos culturais, além de produtores e agentes culturais.

Maria Aparecida Palucci, “Cidinha”, coordenadora de cultura da Secretaria Municipal de Cultura de Patrocínio, destaca que “é um momento muito importante para os fazedores de cultura de nossa cidade, uma oportunidade de acessar recursos para viabilizar seus projetos e contribuir para a manutenção e expansão da nossa cultura”.

Podem participar dos editais artistas individuais, coletivos, grupos culturais, produtores e agentes culturais que possuam projetos em áreas como música, teatro, dança, audiovisual, artes visuais e cultura popular.

Cidinha orienta que é essencial que todos leiam os editais com atenção para identificar onde seus projetos se encaixam e como podem ser contemplados. O edital está disponível no site oficial da prefeitura, e a equipe da secretaria está à disposição para tirar dúvidas e orientar os interessados.

As inscrições estão abertas até o dia 6 de outubro de 2024, oferecendo um prazo de cerca de 20 dias para que os artistas possam se inscrever. É essencial que os interessados acessem o site portal.patrocinio.mg.gov.br para consultar os editais completos, verificar os requisitos de participação e garantir que suas propostas estejam de acordo com as exigências.

A equipe da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a empresa responsável pela elaboração dos editais, está disponível para fornecer suporte e orientação durante todo o processo de inscrição.

Cidinha reforça a importância da leitura cuidadosa dos editais e do cumprimento das datas estabelecidas. “Nós já realizamos diversas atividades para orientar os fazedores de cultura, destacando a importância de prestar atenção nas datas e exigências. Na próxima quarta-feira, teremos uma reunião com a empresa que elaborou o edital, e continuaremos disponíveis para ajudar a esclarecer qualquer dúvida que os participantes possam ter”.

Segundo Cidinha, já foram realizadas diversas ações de orientação, como palestras e encontros com fazedores de cultura, para esclarecer as etapas de inscrição e a importância de cada detalhe na submissão dos projetos. Ela enfatiza que “nosso objetivo é que tenhamos uma ampla contemplação dos projetos inscritos, fortalecendo ainda mais o cenário cultural local”.


Todas as notícias