A iniciativa é do Valor Econômico, Serasa Experian e o Centro de Estudos em Finanças da Fundação Getúlio Vargas (FGVcef), que avalia a eficiência financeira e a responsabilidade social das empresas brasileiras
Crédito: Expocacer - divulgação
A Expocacer também se destacou recentemente entre as “Top 10” cooperativas do agronegócio no Estado de Minas Gerais, segundo o ranqueamento do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg)
Da redação | Rede Hoje
A Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) foi reconhecida pelo segundo ano consecutivo entre as maiores empresas do Brasil, ocupando a 680ª posição no ranking geral do Anuário Valor 1000. Esta iniciativa é uma colaboração entre o Valor Econômico, Serasa Experian e o Centro de Estudos em Finanças da Fundação Getúlio Vargas (FGVcef), que avalia a eficiência financeira e a responsabilidade social das empresas brasileiras.
O ranking é gerado com base na análise de dados públicos e informações fornecidas pelas próprias empresas, levando em consideração a receita líquida do ano-base de 2023. As empresas são organizadas em 27 setores, com base em balanços e relatórios contábeis e financeiros, totalizando 1.013 análises. Fernando Nogues Beloni, Presidente do Conselho de Administração da Expocacer, atribui o reconhecimento ao apoio dos cooperados e ao trabalho da equipe, fundamentais para a solidez da cooperativa.
Com duas décadas de história, o Valor 1000 é uma das fontes mais respeitadas sobre a economia brasileira, elegendo anualmente as mil maiores empresas do país em diversos segmentos. Simão Pedro de Lima, Diretor Presidente Executivo da Expocacer, destaca que a classificação reflete a missão da cooperativa e a eficácia de uma gestão focada no impacto positivo para todos os públicos envolvidos.
Além do reconhecimento no Valor 1000, a Expocacer também se destacou recentemente entre as “Top 10” cooperativas do agronegócio no Estado de Minas Gerais, segundo o ranqueamento do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg). A cooperativa ocupou a 38ª posição entre as cooperativas e a 4ª entre as que atuam no segmento de café.
O Anuário Valor 1000 evidenciou dados financeiros significativos da Expocacer, como uma Receita Líquida de 1,4%, uma Sobra Líquida de 71,6 milhões de reais, EBITDA de 82,1 milhões de reais e uma Rentabilidade do Patrimônio Líquido de 26,1%. No setor agropecuário, a cooperativa alcançou a 72ª posição, solidificando sua presença entre as 90 melhores do ramo.