A performance marcante de Laira garantiu uma das vagas para representar Minas no Slam BR 2024, o Campeonato Brasileiro de Poesia Falada.
Foto crédito: divulgação
Laira garantiu sua vaga no SLAM MG após vencer o Slam Pangeia, realizado em Uberaba
Da redação da Rede Hoje
A poeta Laira Arvelos de Patrocínio, conquistou o segundo lugar no Campeonato Estadual de Poesia SLAM MG, realizado no último domingo, 20 de outubro, na Biblioteca Estadual de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Com sua performance marcante, Laira garantiu uma das vagas para representar o estado no Slam BR 2024, o Campeonato Brasileiro de Poesia Falada. O primeiro lugar ficou com o poeta PretoVivo, da cidade de Juiz de Fora, que também estará ao lado de Laira na competição nacional.
O Slam BR 2024 acontecerá de 5 a 8 de dezembro, em Arembepe, Camaçari-BA, reunindo poetas de todo o país em uma celebração da poesia falada e performática. A vitória de Laira no SLAM MG foi um importante passo em sua trajetória como poeta, reconhecida por suas apresentações potentes e carregadas de emoção. Ela é uma das principais vozes do Slam do Ponto, evento de poesia que organiza em sua cidade natal, Patrocínio.
Laira garantiu sua vaga no SLAM MG após vencer o Slam Pangeia, realizado em Uberaba, evento que tem ganhado destaque por promover a diversidade e a representatividade. Criado pelas poetas Luciene, Ana Camila e Eduarda Gabrielle, o Slam Pangeia tem como objetivo dar visibilidade à palavra viva de mulheres cis, trans e pessoas não bináries, criando um espaço de acolhimento e expressão para essas vozes.
Para Laira, a participação no Slam BR é mais do que uma oportunidade de competir, é uma forma de amplificar seu ativismo e a luta por inclusão, equidade e justiça social, temas que permeiam suas poesias. Ela considera o evento nacional uma vitrine importante para poetas que, como ela, buscam utilizar a arte como ferramenta de transformação social.
Agora, com o Slam BR no horizonte, Laira e PretoVivo se preparam para representar Minas Gerais no cenário nacional, levando a força da poesia falada mineira para a Bahia, onde enfrentarão grandes nomes da cena brasileira.