Com 182 alunos e cinco modalidades de cursos, a escola celebra a memória de Irene Marra enquanto impulsiona a cultura local
Um exemplo do que é realizado pelos artistas na Escola Municipal de Arte Irene Marra, mantida pela Fundação Casa da Cultura Dr. Odair de Oliveira .(Divulgação/Secretaria de Cultura)
Da Redação da Rede Hoje
A Escola Municipal de Arte Irene Marra, mantida pela Fundação Casa da Cultura Dr. Odair de Oliveira, é hoje um dos principais espaços de formação artística em Patrocínio. Com 182 alunos ativos — sendo 51 bolsistas — e uma equipe dedicada de oito professoras, a escola reafirma diariamente seu compromisso com a democratização da arte e o desenvolvimento cultural do município.
Atualmente, são oferecidas cinco modalidades de cursos: Artesanato, Corte e Costura (com turma ampliada este ano), Desenho com Lápis de Cor (novidade no catálogo), Pintura em Tela — com turmas infantil e adulta — e Pintura em Tecido. A diversidade de oficinas permite que pessoas de diferentes faixas etárias e perfis encontrem no espaço uma oportunidade de expressão e aprendizado.
A história da escola tem um nome que continua a inspirar cada pincelada, traço e costura: Irene Catharina Marra Siqueira. Falecida em 2016, aos 77 anos, Irene foi artista plástica, empresária e uma das maiores incentivadoras da arte em Patrocínio. Como presidente da União dos Artistas Plásticos de Patrocínio (UNAPP), ela atuou com empenho e empreendedorismo, sempre motivada pelo ideal de unir os artistas locais e valorizar a produção cultural da cidade.
Em 03 de julho de 2017, a Câmara Municipal aprovou por unanimidade a Lei nº 4.912, sancionada pelo prefeito da época, Deiró Marra, que oficializou a mudança de nome da então Escola Municipal de Arte para “Escola Municipal de Arte Irene Marra”. A iniciativa foi de autoria da então vereadora Marcilene Jacinto, e refletiu o reconhecimento público à trajetória e ao legado de Irene.
A homenagem se materializou de forma ainda mais concreta em 03 de julho de 2023, quando foi inaugurada a nova sede da Escola Municipal de Arte Irene Marra e da Secretaria Municipal de Cultura. A cerimônia contou com a presença de autoridades locais, familiares da homenageada e apresentações da Corporação Musical “Abel Ferreira”.
A escola de arte descobre talentos de artistas patrocinenses. (Divulgação/Secretaria de Cultura)
Hoje, a atual secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Valéria Rezende Cunha e sua equipe realizam um trabalho que valoriza ainda mais o legado de Irene Marra. Que é mais que nome em uma placa, a Escola de Arte Irene Marra representa uma ponte entre o passado e o presente. Um espaço onde a sensibilidade artística encontra apoio e orientação, em consonância com a missão deixada por Irene: fazer da arte um bem acessível, unificador e transformador.
A Rede Hoje entende que toda administração pública deve seguir esse princípio: tudo aquilo que funciona bem precisa ter continuidade, enquanto aquilo que não atende às expectativas deve ser aprimorado. Agindo dessa forma, prefeitos e suas equipes cumprem seu papel de verdadeiros servidores públicos, promovendo o bem comum. É essa a linha que vem sendo seguida por Gustavo Brasileiro, com foco em valorizar conquistas e aperfeiçoar o que precisa ser melhorado.