
A nomeação dos peritos foi publicada no Diário Oficial e faz parte de um esforço para reduzir o tempo de espera no INSS — Foto: Divulgação/Ministério da Previdência Social
Da Redação da Rede Hoje
O município de Patrocínio está entre as 18 cidades de Minas Gerais que receberão novos peritos médicos federais para atuação nas Agências da Previdência Social. A medida integra um esforço do Governo Federal para reduzir a fila de espera por perícias médicas no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), especialmente nas regiões mais afetadas pela carência de profissionais.
Ao todo, 29 novos peritos médicos serão incorporados ao quadro em Minas Gerais, o que representa um aumento de 7,25% na capacidade operacional do estado. A Região Sudeste, como um todo, terá acréscimo de 39 profissionais, com aumento de 2,7% na força de trabalho da perícia médica.
A nomeação dos primeiros 250 peritos médicos foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (30), e contempla profissionais aprovados no concurso público realizado em fevereiro de 2025 — o primeiro em 15 anos para esta carreira.
Além de Patrocínio, as cidades de Águas Formosas, Aimorés, Almenara, Araçuaí, Bocaiúva, Brasília de Minas, Conselheiro Pena, Curvelo, Frutal, Guanhães, Itamarandiba, Ituiutaba, Januária, Nanuque, Pirapora, Taiobeiras e Unaí também receberão reforços.
Segundo o Ministério da Previdência Social, a distribuição das vagas foi feita com base na demanda de cada localidade, levando em conta o tempo médio de espera por perícia e a localização estratégica para facilitar o acesso da população aos serviços.
O ministro Wolney Queiroz destacou a importância da medida: “Os novos peritos médicos irão trabalhar nos locais em que as pessoas mais precisam, onde a espera por uma perícia é maior. A chegada desses profissionais é muito aguardada e vai gerar um impacto enorme no atendimento da ponta aos nossos segurados”, afirmou.
Redução das filas e impacto local
Em Patrocínio, usuários do INSS frequentemente enfrentam longas esperas por atendimentos periciais, principalmente para benefícios por incapacidade temporária ou aposentadorias por invalidez. A chegada de um novo perito representa uma possibilidade de desafogar os atendimentos e dar mais agilidade às demandas da população.
Com os prazos de apresentação de documentos e posse, os novos peritos devem começar a atuar já em agosto.
Concurso teve quase 14 mil inscritos
O concurso do Ministério da Previdência Social, realizado no dia 16 de fevereiro pelo Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos), teve a participação de quase 14 mil candidatos para o cargo de perito médico federal.
As nomeações fazem parte de um plano de recomposição da força de trabalho do INSS, que, nos últimos anos, sofreu perdas significativas devido a aposentadorias e à ausência de novos concursos.
A expectativa é de que novas convocações ocorram nos próximos meses, caso haja vacâncias ou a liberação de mais vagas.