Empresa mineira elabora projetos técnicos e presta assistência técnica a produtores de todo estado
O financiamento das atividades atenderá o Médio Produtor Rural (Pronamp) e a Agricultura Familiar (Pronaf)..Foto: Emater/MG
DA REDAÇÃO DA REDE HOJE
A Emater-MG e a Caixa Econômica Federal firmaram um convênio que garante mais opções aos produtores rurais que precisam apresentar um projeto técnico para obtenção de crédito rural em Minas Gerais. O documento foi assinado nesta sexta-feira (3/9), em Belo Horizonte, pelo presidente da empresa mineira de extensão rural, Otávio Maia, e pelo superintendente de Rede do banco, Emerson Leal Rocha.
“O cliente da Caixa tem a opção de contratar a Emater entre as empresas que ele pode procurar para fazer o projeto técnico”, explica o coordenador estadual de Administração e Crédito Rural da Emater-MG, José Henrique Barbosa. Além do projeto técnico, a Emater-MG também pode ser contratada para oferecer assistência técnica para o produtor que obtém os recursos junto ao banco.
A Caixa oferece várias linhas de crédito rural, tanto para custeio quanto para investimento. O financiamento das atividades inclui, entre outros, o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Em Minas Gerais, a Emater-MG atua em parceria com diversas instituições financeiras para a aplicação de crédito rural, elaborando projetos técnicos e fornecendo assistência técnica. Em 2020, os contratos do Pronaf assinados no estado que tiveram projetos técnicos elaborados pela empresa somaram R$ 740 milhões.
A Emater-MG também é responsável pela emissão das Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP), necessárias para que os agricultores familiares obtenham crédito rural. No ano passado, os técnicos da empresa emitiram 52,1 mil DAPs.