Uma nova história começa a ser escrita por dois clubes do Alto Paranaíba: um de apenas 11 anos, outro com mais de seis décadas



A Esportiva Patrocinense tem 11 anos e promete a médio prazo chegar à elite em Minas e às competições nacionais. Foto: reprodução da Rede Hoje TV|Luiz Costa Jr.


Por Luiz Antônio Costa | Rede Hoje

A Sociedade Esportiva Patrocinense, com apenas 11 anos de existência, volta a campo no neste sábado (09) contra o Araxá Esporte, com mais de seis décadas de história, no estádio Júlio Aguiar. Como enfrentará o líder, é uma boa hora para a reação da Esportiva.

O jogo contra o Ganso está marcado para as 3 da tarde no Júlio Aguiar e ainda não foi liberada a entrada de publico. O estádio já está pronto, devidamente preparado pela Secretaria de Esportes (veja reportagem da TV Hoje)

NOVO UNIFORME. A diretoria da SEP deu o pulo do gato no marketing ao adotar uniforme laranja — como o da Holanda — que é bonito e não existe time de expressão no país que use esta cor. Assim, os torcedores podem se identificar mais facilmente a novo uniforme.

Na classificação do grupo B do Mineiro, a Esportiva está na quarta posição com dois pontos ganhos, em três jogos. Perdeu na estreia para o Uberaba perdeu por 1 a 0 e empatou as duas outras partidas, contra a Inter de Minas e o Araguari em 1 a 1, cada.

HISTÓRIA. Mesmo nos tempos de bons times a Esportiva Patrocinense nunca conseguiu um título, mas fez boas campanhas apenas os primeiros anos, logo após a fundação que ocorreu em 2010. Seus jogos acontecem no Estádio Municipal Júlio Aguiar. 

A Sociedade Esportiva Patrocinense foi formada numa parceria entre a Prefeitura de Patrocínio e o Esporte Clube Santo André, quando o Clube Atlético Patrocinense, endividado, não podia participar de competições a não ser que quitasse o débito. A Esportiva disputou o Campeonato Mineiro da 2ª Divisão em 2010, onde foi vice-campeão, conseguindo o acesso para disputar o Módulo II de 2011.

O melhor ano foi 2011 quando a Esportiva chegou terceira colocação, não conseguindo o acesso por pouco. Na decisão em Nova Serrana, contra o Nacional, o time levou 1 a 0, gol feito pelo Jubert na segunda etapa e ainda perdeu o goleiro Thiago Gaúcho por contusão gravíssima (cometida pelo atacante Marcinho). Como Gian Rodrigues já tinha feito todas as alterações, Cesinha — meia armador e segundo volante —, foi para a posição e ficou até o fim, mas não comprometeu. No final, a Esportiva Patrocinense ainda teve uma chace com Cinézio, que chutou na trave. Aliás, o time bateu na trave e não subiu para a elite naquele ano (2011).

Desde 2010 disputando competições, houve um tempo, até 2016, que disputava com apoio total da torcida patrocinense. Com a volta do Clube Atlético Patrocinense (CAP), com seus 67 anos ao futebol profissional, a Esportiva sentiu a torcida murchar.

Este ano, o time voltou com uma estrutura diferente e fez um planejamento para estar na elite mineira e disputar competições nacionais a médio prazo. O primeiro passo é a Segunda Divisão de Minas.

Bem estruturada, com apoio integral aos atletas e com um pensamento de futuro, a Esportiva tem tudo para ser junto com o CAP, uma nova força, de fato, de Patrocínio e da região.




Araxá Esporte Clube, conhecido como Ganso, é um dos tradicionais de Minas, com 63 anos de história. Foto: Divulgação | Araxá | Facebook

GANSO. Tão tradicional como o Atlético Patrocinense, mas quatro anos mais jovem. O CAP nasceu em 19 de março de 1954 e o Araxá Esporte Clube (também conhecido como Ganso) foi fundado em 20 de setembro de 1958.

O Araxá E.C., líder do Grupo B, com sete pontos em três jogos faz uma ótima campanha no seu retorno ao profissional na Segundona do Campeonato Mineiro. Nas temporadas 2007 e 2011, anos em que conquistou o título da competição, o Ganso também começou avassalador.

Este início de temporada é superior ao de 2007 e 2011, anos em que o clube conquistou a Segundona, lembra o g1 nesta quinta-feira. “Em 2007, o Araxá somou seis pontos nas três primeiras rodadas. O time venceu o Ideal por 5 a 2 na abertura da competição. Depois perdeu para o Monlevade por 2 a 1 e na sequência goleou o Venda Nova por 5 a 0. Na campanha de 2011, o Ganso fez cinco pontos nos três jogos iniciais. Na estreia, empatou com o Portal de Uberlândia em 1 a 1. Em seguida, venceu o Araguari por 1 a 0 e empatou com o Jacutinga em 2 a 2”, completa o site.

Neste ano, o Araxá tem sete pontos em três partidas. A equipe do técnico Zé Humberto Codorna estreou com vitória por 3 a 0 sobre o Uberaba, empatou com o Inter de Minas em 1 a 1 e venceu o Araguari por 3 a 0.

Portanto, o jogo deste sábado promete, pelas histórias das duas equipes. A Rede Hoje TV grava o jogo e mostra os melhores momentos no domingo.

Todas as notícias