O Campeonato Amador de Patrocínio volta com a força de edições passadas, na nova Liga Patrocinense de Futebol

Final do Campeonato Amador de Patrocínio 2013 - América Campeão e Coelhos Vice - Esporte Hoje TV. Foto: reprodução da rede Hoje 2013. 

Da redação da Rede Hoje

O futebol amador de Patrocínio está de volta, e a Liga Patrocinense de Futebol (LPF) promete uma competição repleta de novidades e organização. Com uma nova direção à frente, a LPF — Arnaldo Rodrigues Marins Júnior, o Juninho Marins presidente — se mostra mais saudável e preparada para revitalizar o esporte na cidade. Dos menoas de cinco clubes em condições de disputar o campeonato, passam a ser 18. A primeira competição já demonstra o vigor da entidade, que busca valorizar os clubes e proporcionar um campeonato justo e emocionante.

De acordo com o diretor de Competições, Fábio Faria, o torneio terá início no dia 27 de abril, com o Torneio Início, às 8h, nos estádios Pedro Alves Nascimento e Ferroviário.

Três fases

Já a primeira rodada do Campeonato Amador Unificado (terá primeira e segunda divisões juntas) 2025 está marcada para os dias 2 e 3 de maio, dando sequência a uma estrutura dividida em três fases. A LPF adotou um formato inovador para garantir equilíbrio e competitividade entre as 18 equipes participantes.

Na Fase 1, os times serão divididos em três chaves (A, B e C), cada uma com seis clubes. Diferente de anos anteriores, não haverá confrontos internos dentro das chaves. Cada equipe enfrentará os 12 adversários das outras duas chaves, totalizando 108 partidas nessa etapa. Ao final, classificam-se os dois melhores de cada grupo, além dos dois terceiros colocados com melhor campanha.

As Quartas de Finais, que marcam a Fase 2, serão disputadas em jogos de ida e volta, com os oito primeiros colocados garantindo vaga direta na 1ª Divisão do próximo ano. Já as Semifinais e a Final (Fase 3) seguirão o modelo mata-mata, com a decisão sendo em jogo único. Em caso de empate, a definição será nas penalidades.

Além disso, a LPF estabeleceu um sistema de repescagem para definir as últimas vagas da 1ª Divisão. Os times que ficarem entre o 9º e o 16º lugar disputarão partidas eliminatórias em jogos únicos, com os quatro vencedores conquistando o direito de permanecer na elite do futebol amador. Os dois últimos colocados da classificação geral serão rebaixados diretamente.

Na quinta-feira da próxima semana (24/04), às 19h, a LPF realizará uma importante reunião com os dirigentes dos clubes. O encontro terá como pauta o sorteio das chaves, a definição do Torneio Início e a entrega do regulamento oficial. A presença de todos é fundamental para alinhar os detalhes finais antes do início da competição.

Com times tradicionais como Córrego da Mata, Guarani, Fênix, Ipiranga e outros, a competição promete grandes emoções. A expectativa é que o campeonato se estenda por vários meses, consolidando a nova era da LPF sob a liderança do diretor Fábio Faria, que busca modernizar e fortalecer o futebol amador local.

Veja em detalhes:





A nova diretoria da LPF:
Presidente
Arnaldo Rodrigues Marins Junior
Vice presidente
Marques Antônio de Oliveira
Diretor de esportes
Fábio Luíz Faria
1° secretário
Leandro Messias Ribeiro
2° secretário
Andrea Helena de Almeida
1° Tesoureiro
Maurelio Barros
2° Tesoureiro
João Batista Dias
Conselho fiscal
Elson Rogerio Borges
Douglas Arthur de Oliveira Santos(Alumifort)
Bruno Dorneles Azevedo Santos
Diretor de arbitragem
Marcio Leocádio 
A Rede Hoje dará todo o apoio ao campeonato e pretende transmitir ao vivo uma partida por rodada, isso será acertado ainda.


Todas as notícias