O vereador Odirlei Magalhães abordará no grande expediente, o desaparecimento dos galpões da Casemg , ainda inexplicados.

Foto: arquivo Rede Hoje

Armazens da área limpa foram retirados e o destino do material é desconhecido

Da redação da Rede Hoje

Nesta terça-feira (3), a Câmara Municipal de Patrocínio realizará a 43ª Reunião Ordinária da 4ª Sessão Legislativa da Legislatura 2021/2024. A penúltima reunião do ano contará com uma pauta diversificada, incluindo apresentação de proposições, discussões e votações de projetos de lei. No grande expediente, o vereador Odirlei Magalhães abordará o desaparecimento dos galpões da Casemg (Companhia de Armazéns e Silos do Estado de Minas Gerais), ainda inexplicados.

O vereador Odirlei Magalhães utilizará o grande expediente na 43ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Patrocínio para destacar o aumento da criminalidade na região do bairro Morada do Sol, especialmente após o abandono dos antigos armazéns da Casemg.

Desde que esses armazéns foram retirados, a área se tornou um foco de insegurança, com o desaparecimento de material retirado do local”, explica. A população local denunciou o fato ao vereador, que, por sua vez, encaminhou a denúncia ao Ministério Público Federal, já que a Casemg agora é patrimônio do Governo Federal. O material teria sido retirado por pessoas reconhecidas, mas não há mais informações claras sobre seu destino.

O vereador revelou à Rede Hoje que a denúncia foi feita há cerca de um ano, e que o Ministério Público Federal transferiu a investigação para a Polícia Civil de Minas Gerais. O próprio Odirlei Magalhães foi ouvido pelo delegado responsável, “mas agora não tenho mais acesso ao processo, uma vez que parece que está sob segredo de justiça", informa.

O assunto será levado à reunião desta terça-feira (3), onde Odirlei Magalhães pretende cobrar mais transparência e ações efetivas para esclarecer o desaparecimento do material e combater a criminalidade na área.

Proposições em Apresentação

Na abertura da reunião, serão apresentadas sem discussão as seguintes proposições, que seguirão para análise das comissões permanentes da Câmara:

- Processo de Lei nº 944/2024: Autoriza o Poder Executivo a conceder direito real de uso de um imóvel público à Igreja Batista Nacional Príncipe da Paz. O projeto é de autoria do prefeito municipal.

- Processo de Decreto Legislativo nº 83/2024: Propõe conceder o título de Cidadania Honorária ao Senhor Roberto Ferreira de Souza Parros. A autoria é do vereador Paulo Roberto dos Santos.

Ordem do Dia: Projetos em Discussão e Votação

Diversos projetos de lei entrarão em segunda discussão, votação e redação final, com destaque para:

- PL nº 929/2024: Propõe a inclusão do “Arraiô Patro” no calendário oficial de eventos do município, apresentado pela vereadora Eliane Nunes.

- PL nº 930/2024: Criação da “Campanha Permanente de Combate aos Golpes Virtuais”, que visa proteger os moradores de Patrocínio contra crimes digitais, de autoria do vereador Professor Natanael Oliveira Diniz.

- PL nº 931/2024: Institui a campanha “Idosos Órfãos de Filhos Vivos”, com foco na conscientização sobre o abandono de idosos, também de autoria do vereador Natanael Diniz.

- PL nº 943/2024: Autoriza o repasse de recursos ao movimento eclesial da Renovação Carismática Católica para o evento “Rebanhão 2025”, com emendas. O projeto é de autoria do prefeito municipal.

Além disso, as Moções de Aplausos nº 619 a 621/2024 serão discutidas e votadas em turno único.

Perspectivas

Com a reunião agendada para amanhã - faltará só a da próxima semana, na terça (10)-, a Câmara Municipal encerra o ano legislativo com discussões de impacto para o município. A expectativa é de que os debates e as decisões reflitam as demandas da comunidade de Patrocínio, marcando um encerramento para o ciclo legislativo de 2024.

A sessão será presidida por Leandro Máximo Caixeta e ocorrerá no plenário da Câmara Municipal.


Todas as notícias