Na obra, Leida explora o universo dos objetos, dando voz a elementos cotidianos como a maçaneta de uma porta; o evento acontece no Mais1 Café, na Praça Santa Luzia, das 15h às 18h.
Da redação da Rede Hoje
Neste sábado, dia 21 de dezembro, a escritora Leida Reis traz a Patrocínio o lançamento de seu décimo livro, "Coisas, e a morte que existe nelas", obra que promete encantar os leitores com uma narrativa singular. O evento acontece no Mais1 Café, localizado na Praça Santa Luzia, das 15h às 18h.
Neste livro, Leida explora o universo dos objetos, dando voz a elementos cotidianos como a maçaneta de uma porta, uma taça de vinho ou até mesmo o broche da esposa de Machado de Assis. Sob uma perspectiva inusitada, a autora utiliza esses narradores para desvendar os dramas, escolhas e consequências que permeiam a existência humana.
Inspirado por um verso do poema “Coisas”, do poeta Murilo Mendes, o livro apresenta contos que vão do absurdo ao trivial, com destaque para narrativas como a de uma lata de refrigerante que passa de objeto descartável a instrumento de consumo de crack. Outros destaques incluem uma faca de açougue que testemunha a transformação de um universitário e uma choupana que narra a vida de um pequeno indígena no Acre.
O livro, que também apresenta reflexões filosóficas e sarcásticas, encerra com um posfácio narrado por uma pedra. Essa personagem, paradoxalmente independente em sua prisão natural, provoca o leitor a refletir sobre o valor que atribuímos às coisas e sobre o que realmente importa em nossa existência.
Fotos: divulgação
Leida Reis produziu o livro na sua editora, antiga Páginas, hoje Literíssima
"Coisas, e a morte que existe nelas" é o 10º livro de Leida Reis, autora dos romances A invenção do crime (Record – 2010), Quando os bandidos ouvem Villa-Lobos (Manduruvá – 2012) e Mulheres Arco-íris (Literíssima – 2023) e dos livros de contos The cães amarelos (Independente – 1991) e O livro de cada um (Manduruvá – 2015). Lançou ainda três obras para crianças: As árvores invisíveis, Super-heróis da bola (em coautoria com seu filho Gabriel Poesia) e Minha casa é o mundo, pela sua editora, antiga Páginas, hoje Literíssima. É autora ainda do livro de poemas A casa dos poetas minerais.
LANÇAMENTO:
ONDE: Cafeteria Mais1 Café – Rua Presidente Vargas, 1288, Praça Santa Luzia, Patrocínio
QUANDO: Dia 21 de dezembro, das 15 às 18h
VALOR: R$ 59,00