Brasileiro derrota argentino Francisco Cerundolo na final e se torna o mais jovem do país a vencer um torneio no circuito profissional.

Foto: Argentina Open


Com o feito, Fonseca se tornou o brasileiro mais jovem a vencer um torneio no circuito da Associação de Tenistas Profissionais (ATP), marcando o início promissor de sua carreira no tênis profissional.

Da redação da Rede Hoje

O tenista brasileiro João Fonseca, de 18 anos, escreveu seu nome na história do tênis nacional ao conquistar o ATP 250 de Buenos Aires neste domingo (16). O carioca derrotou na final o argentino Francisco Cerundolo, 28º do mundo, por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/6 (1). Com o feito, Fonseca se tornou o brasileiro mais jovem a vencer um torneio no circuito da Associação de Tenistas Profissionais (ATP), marcando o início promissor de sua carreira no tênis profissional.

A campanha de Fonseca em Buenos Aires foi impecável, com cinco vitórias consecutivas, quatro delas contra tenistas argentinos, incluindo o top 50 Mariano Navone e o número 1 da Argentina, Cerundolo. A conquista fez o brasileiro saltar da 99ª para a 68ª posição no ranking mundial, de acordo com a prévia divulgada após o torneio. Emocionado, Fonseca agradeceu à família, amigos e patrocinadores, destacando que seu sonho é jogar tênis e que almeja alcançar o topo do ranking mundial.

A vitória de Fonseca chamou a atenção do tenista espanhol Carlos Alcaraz, ex-número 1 do mundo, que parabenizou o brasileiro em suas redes sociais. O feito também reforça a ascensão do jovem tenista, que já é visto como uma das grandes promessas do tênis mundial. A comemoração, no entanto, será breve, pois Fonseca já se prepara para o ATP 500 Rio Open, onde estreia na terça-feira (17) contra o francês Alexandre Muller, 58º do ranking.

Além do título de Fonseca, o domingo também foi marcado pelo vice-campeonato da dupla brasileira formada por Rafael Matos e Marcelo Melo no torneio de duplas de Buenos Aires. Eles foram superados na final pelo argentino Guido Andreozzi e o francês Theo Arribage, em um jogo decidido no tie-break do terceiro set. Apesar da derrota, o desempenho dos brasileiros reforça a força do tênis nacional nas quadras internacionais.


Todas as notícias