No evento na Biblioteca Pública, em Patrocínio, foram registradas presenças de contadores de histórias de diversas áreas
O decano do jornalismo patrocinense, Joaquim Correia Machado Filho, foi um dos contadores de histórias na manhã deste domingo na Biblioteca Pública. Fotos: Divulgação SAB
Da redação da Rede Hoje
O Dia Internacional do Contador de Histórias é comemorado desde 1991 no dia 20 de março. A data foi celebrada em Patrocínio, na Biblioteca Municipal por iniciativa da SAB (Sociedade Amigos da Biblioteca), presidida por Laira Arvelos.
A presidente fez a abertura e parabenizando os presentes pela data. Falou sobre os diversos segmentos de contação de história. Depois teve uma apresentação artística da Contadora Luciana Borges da Cia Borboletas no Aquário.
Num artigo publicado no site “Educação Pública”, Rita de Cássia Alves Lopes dos Santos, professora de Ensino Fundamental II e Médio na rede municipal de ensino de São Paulo, especialista em Ensino de Língua Portuguesa (PUC-SP), diz que “o ato de contar histórias acompanha a humanidade desde os primórdios. Os homens das cavernas já narravam os acontecimentos do seu cotidiano, como demonstram as inscrições rupestres. Por meio das narrativas, o homem preserva a memória; divulga o conhecimento; compartilha a cultura; exerce religiosidade e prestígio; promove entretenimento; expressa suas emoções e impressões. Muitas narrativas fundamentam-se em tradições populares de diversos povos, inclusive comunidades ágrafas. Contar uma história consiste em apresentar para um público específico uma narrativa que parte de certa leitura de mundo”, afirma e continua: “ao longo do tempo, a arte de contar de histórias ganhou recursos para além da oralidade: palco, figurino, música e outros elementos enriquecem a narrativa, envolvendo narrador e espectador numa experiência sensorial”, explica.
Laira Arvelos diz que há uma crescente busca pelo reconhecimento e profissionalização desses artistas, mas todos somos compostos de histórias, o contador de história pode ser aquele que conta causos e estabelece a memória de um povo”, defende.
No evento na Biblioteca Pública, em Patrocínio, foram registradas presenças de contadores de histórias da área educativa, cultural, inclusiva, jornalística, recreativa e mediadores de leitura.
O Evento que é uma iniciativa da SAB - Sociedade Amigos da Biblioteca e teve apoio da Secretaria de Cultura. Presentes, Daniela e Isabela, Ângela, Edilamar, Luciede, Renata, Maercio, Victor, Jéssica, Letícia, Luciana, Joaquim (do Jornal), Vanderley, Deborah, Eliane, Cidinha, Maria Clara e seu assessor