O prefeito Deiró Marra disse que a ideia do Governo Estadual era aplicar parte da arrecadação em outras rodovias.




BR 365, necessidade de duplicação entre Uberlândia e Patrocínio
- Foto: Rede Hoje

Da redação da Rede Hoje

O governador, Romeu Zema (Novo), decidiu suspender o leilão de privatização da BR-365 marcado para a próxima sexta-feira, 18 de março. O leilão seria do trecho entre Uberlândia e Patrocínio, contudo existe a possibilidade de ampliar até Patos de Minas.

O anúncio aconteceu durante reunião com os prefeitos da região nesta sexta (11/3). Quem deu a notícia foi prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão (Podemos) presidente da Amapar (Associação dos Municípios do Alto Paranaíba).

PALIATIVO. O governo federal repassaria a rodovia para o governo estadual que faria a concessão para a iniciativa privada. Após a privatização da BR-365 a concessionária que assumisse faria melhorias, que seriam: duplicação de alguns trechos, instalação de antenas de telefonia, postos de assistência, etc). Para custear as melhorias seria cobrado pedágio. Pelo projeto original, menos de 10 km seriam duplicados, o restante do trecho receberia alargamento com implantação de terceira feixa em alguns trechos considerados “gargalos”.

Segundo o prefeito de Patrocínio, Deiró Marra (PSB), outra grande preocupação era com o custo para o usuário que teria que pagar pedágio, mesmo com uma rodovia que dificilmente atenderia às necessidades da região.

Deiró Marra disse ainda que a ideia do governo estadual era aplicar parte da arrecadação em outras rodovias. Para ele, o dinheiro deve ser aplicado exclusivamente no trecho e que os 200 km, entre Patos de Minas e Uberlândia, sejam duplicados.

Os prefeitos irão até Belo Horizonte conversar com membros do governo estadual com o objetivo de aumentar o número de trechos duplicados e também buscar outros benefícios para o usuário, no caso de privatização.

Um estudo para a duplicação do trecho entre Uberlândia e Patrocínio chegou a ser executado. Alguns prefeitos defendem que a rodovia continue sendo da união e que o DNIT faça a duplicação. Já outros são a favor da privatização.

Com informações do Patos Notícias

 

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