PAIXÃO POR LIVROS



O poeta cego Argentino, Jorge Luis Borges afirmou certa vez que, em sua vida, procurou mais reler do que ler: Ele dizia: “Creio que reler é mais importante que ler, embora para reler seja preciso haver lido”. Borges, já sem enxergar, fez uma tremenda e comovente declaração de amor ao livro: “Continuo fingindo não ser cego; continuo comprando livros, continuo enchendo minha casa de livros. Há poucos dias fui presenteado com uma edição de 1966 (ele escreveu isso em 1978) da Enciclopédia Brockhaus. Senti a presença dessa obra em minha casa; eu a senti como uma espécie de felicidade. Aí estavam os vinte e tantos volumes, com uma letra gótica que não posso ler, com mapas e gravuras que não posso ver; e, no entanto, o livro estava aí. Eu sentia como que uma gravitação amistosa do livro. Penso que o livro é uma das possibilidades de felicidade que temos, nós, os homens”. (Quando descobri essa foto, parei tudo que estava fazendo. Ela se tornou capa de minha página no Fuxicobook for sempre.


MURAL DA GRATIDÃO

Em 06/06/1972, a APAE DE PATROCÍNIO, alcança BODAS DE OURO. Tempo de celebração. Tempo de ver que tudo valeu a pena. Tempo de renovação de pacto.

Se você olhar para a logomarca da entidade, você vai entender tudo.


Lá está uma MARGARIDA AMARELA, como se sabe, uma flor frágil, delicada, cujo significado é pureza, paz, bondade e afeto. O que simboliza? O aluno da entidade.

AS MÃOS ABERTAS EM POSICÃO DE AMPARO E PROTEÇÃO, representa os cuidadores da instituição representados pela Parceria da Comunidade, Diretoria Voluntária, Fisioterapeutas, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Pedagogos, Terapeuta Ocupacional, Assistente Social, Enfermeira, Professor de Educação Física, Odontólogo, Médico, Professores, Coordenadores e Equipe de Apoio. Todos protegendo a Florzinha Especial.

OS LOUROS, são as recompensas, a glória alcançada pelas lutas. Pode observar que a grinalda de flor verde abrange a margarida e as mãos abertas. Ou seja, todos serão recompensados.

São 2.201, Apaes no Brasil, a de Patrocínio está entre as melhores.

Entidade séria. Num país onde ninguém confia em ninguém, uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest, a pedido da Federação Nacional das Apaes, mostrou que a Apae é conhecida por 87% dos entrevistados e tida como confiável por 93% deles.

A Apae de Patrocínio, inspira credibilidade e transborda gratidão.

  

Uma entidade é feita de pessoas para pessoas. (Voce não precisa ter alguém com deficiência na família para reconhecer sua importância).

Portanto, 50 obrigado! a quem ajudou, ajuda e ajudará a Apae de Patrocínio.

MURAL DA GRATIDÃO

( Mande o nome que, por questão de justiça, não pode ficar fora da lista) OBRIGADO:

DEUS, Dr. Walter Pereira Nunes, Manuelina Aparecida Alves Ferreira, Walter Guilherme Ferreira Nunes, Nenê Constantino, Dona Áurea, Maria das Graças Oliveira Ancelmo, Maria Cortes, Joãozinho Cortes, Dona Hilda Elias, Ana Lúcia Arakaki, Davi Araújo, Honorico Nunes, Dr. Ocacyr de Siqueira, Gerson Barbosa, Nely Amaral, Divino Ribeiro, Terezinha Inês Rezende Alves, Aurivânia, Auristela e Cristiane Constantino, Fausto Ribeiro, Ronaldo Samuel, José Maria Campos, Adélia Aparecida, Bruno Ferreira Nunes, Dr. Fernando Bernardes Dias, Cláudia Correia Nunes, Romilda Maria da Silva Oliveira, José Carlos Dias, Régia Lemos, Gesleida Nogueira, Samira Ribeiro, Gislene Cortes, Marilúcia de Ávila Cortes Lemos, Oliveira dos Reis Moreira, Cristina Arakemi Myaki, Rubéns Rocha Machado, Aparecida Caixeta Oliveira, Denise Aparecida Fornaro Brito, Eides Marlene Fontes Soares, José Manoel de Souza, Dr. Wagner Haguiara, Ararê Martinho, joão Pievarson, Márcia Barbosa, Graciella Magalhães, Rosa Helena, Nelma do Carmo Fernandes Borges, Alline Cruvinel, DEUS...

NOTA DE RECONHECIMENTO.




Convenhamos. Nenhum outro cidadão é mais fustigado e contraditado do que o político. A imagem do homem público no imaginário popular é péssima, por conta dos lobos em pele de cordeiros que proliferam no meio.

É assim. Se o político faz e divulga, ele quer aparecer. Se ele não divulga, não tem o que mostrar.

Se aparece em público, quer votos, se não aparece; tem medo do povo e por ai vai.. Isto posto e posto isto. Faço um reconhecimento público espontâneo.( Minha pena é livre)

Aconteceu, ( 15/ 03) Dia do Consumidor, no Plenário da Câmara Municipal de Patrocínio o 1° SEMINÁRIO DO CONSUMIDOR DE PATROCÍNIO.

Este evento franqueado ao público, ( 0800, di gratis) aglutinou ilustres palestrantes e teve um grande diferencial: Foi totalmente pago pelo Vereador Ricardo Balila. (Pelo que se sabe, não é um cidadão bom de bolso) Veja bem. Ele supostamente, deve ter ido ao Prefeito, do qual é líder no Legislativo, solicitando ajuda financeira para tirar a ideia do papel. Quem sabe ouviu o famoso mantra: " Não tem dinheiro" Não deve ter recebido aquele sinal verde. O que ele fez? Fez. Chamou a responsa para sim. Pos a mão no próprio bolso. Foi na raça, na saliva e na sola do sapato, bancou o evento com a sua marca: A garra.

Quem faltou, quem fez pouco, perdeu. Conteúdo de alto nível. Noite memorável com a fala de Dr. Carlos Alberto Alves, Dr. João Paulo Fanucchi, Dr Henrique Ferreira Franco Murta e Nilson José Caixeta, representando as Acip/ CDL( Esse brilhou no improviso, pode iniciar a carreira de palestrante)

Deputado Federal Zé Vitor e Deputado Estadual Cleitinho, foram aliados de peso, reforçaram a importância e a grandeza do evento.

Foi edificante.

Uma falta. Faltou gente do comércio. E

Por que os alunos do Direito do Unicerp não se fizeram presentes em peso?

No evento, obviamente esteve presente, Rodrigo de Oliveira, novo Diretor Executivo do Procon patrocinense. Pasmem, com apenas 08 dias úteis á frente da instituição, chegou chegando. Organizou a casa internamente, fez várias pesquisas de preços de combustíveis, gás de cozinha, cesta básica. Etc. O pessoal que usa de má fé, vende gato por lebre, fura o olho do cliente, já viu que não terão vida fácil com o filho da dona Creuza.

Balila propõe uma parceria entre o Procon e OAB local, com isso, causa perdida, será quase impossível por estas plagas.

Foi brilhante, Balila. Fecham portas, voce abre janelas.

Nosso reconhecimento.

A RAINHA DONA MARCELA TEM UMA SÓSIA

Uma é a Elizabeth 2ª, Rainha da Inglaterra; a outra é a Dona Marcela Campos, esposa do saudoso Dr Ocacyr Siqueira. Ambas na altura dos seus vinte e poucos anos. A foto da Rainha da Praça Matriz, está no arquivo virtual do Museu Profº Hugo Machado; a, da Rainha inglesa, na Rede Social, Pinterest. Duas majestades. Uma não perde da outra em nada. Nem na beleza, nem na simpatia. ( Só acho o Dr. Lucas mais arrumado do que o Príncipe Charles. Mas também, né? rsrs ) Olha elas... Só eu que acho ambas parecidas?

FRASE PORRETA

"Na realidade, no momento atual e global muitos de nós deixamos simplesmente de querer saber do futuro. E parece recíproco: o futuro também não quer saber de nós." ( Mia Couto)

PERGUNTAS CAPciosas

Será se os atuais jogadores do CAP, sabem que o Time Grená vai celebrar 68 anos nesse 19 de Março? Não nasceram aqui, é verdade, mas podem levar pra sempre uma mancha em seus currículos. REBAIXAMENTO. Vai ser essa mesmo a cereja do bolo?

HÁ SE ELE ACEITASSE SER O PREFEITO DE PATROCÍNIO!



( Está com um tempinho para ler parte do curriculum dele?) é advogado, professor universitário e historiador com Mestrado em Educação Superior e três Especializações em Administração (na área de Gestão Empresarial), História Moderna e Economia Contemporânea. Superintendente da Expocaccer Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado. O esposo da Profª Léia Luiza; pai do Dr.Thiago Lima e Drª Luiza Lima é Palestrante/conferencista, (Doutrina Espírita e qualquer outro tema, tendo se apresentado, até fora do país), escritor e acadêmico da Academia Patrocinense de Letras, cruzeirense. Reza a lenda que ele teria nascido em São Gotardo, mas pelas raízes, frutos e os laços criados em Patrocínio, fica difícil comprovar a narrativa. Brincadeirinha São-gotardenses. (*Sqn *só que não) Na verdade um homem dessa estirpe é um cidadão do mundo. O pessoal do Sistema Difusora de Rádio, deu uma tacada de mestre. José Maria Campos, apresentador do quadro “Comentário do Dia”, tirou férias e o pessoal da emissora convidou o Profº Simão Pedro, para cobrir as férias do ”Pré”. ( E as férias dos colaboradores da Difusora, parece que duram dois meses, eles somem). Já disse que o ‘hors-concours,’ Jota Campos, tem o dom de retirar a quintessência dos fatos do cotidiano. Profº Simão, não deixou o nível da atração cair. Comentários bem pertinentes e inteligentes. Isto por que, o homem tem como marca um incrível poder de síntese. Zero pedantismo e arrogância verbal. Em sua fala, SPL, discorre com a naturalidade de um regato na colina. O homem conquistou a rara sofisticação da humildade cristã. Não é somente a fala, desfecha tudo que faz com a precisão de relojoeiro. HÁ, SE SIMÃO PEDRO DE LIMA, ACEITASSE UM DIA SER O PREFEITO DE PATROCÍNIO!


DIA INTERNACIONAL DA FELICIDADE

Nesse 20/03 além de ser aniversário do poeta Flávio almeida, celebra-se “O International Day of Happiness”, como é conhecido internacionalmente, tem o objetivo de promover a felicidade e alegria entre os povos do mundo, evitando os conflitos e guerras sociais, étnicas ou qualquer outro tipo de comportamento que ponha em risco a paz e o bem-estar das sociedades. (Lembrando que temos uma guerra terrível em curso) O Dia Mundial da Felicidade foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas), em junho de 2012. Mas, o "pontapé inicial" da iniciativa foi do Butão, um pequeno país asiático, que se orgulha de possuir uma das populações "mais felizes do mundo". Ai eu te pergunto. Se até o povo do Butão é feliz, uai, por que a gente não pode ser?

HORINHAS DE DESCUIDO...

Em cada cantinho desse vasto Planeta, seja em Vanuatu, Anta Gorda, Sovaco de cobra, ali na localidade de Santantõe ou aqui no Morada Nova em Patrocínio, todo dia o homem ( e a mulher, craro) se levanta com um desejo comum à toda humanidade: SER FELIZ. E nesta busca, tantas vezes desenfreada, frenética, louca, passional ou silenciosa, passa pelos dias, pelos anos e ... pela vida. Que passa num piscar de olhos. (Bem entendido, essas pálidas considerações não vale para aqueles que vão viver mais duzentos anos.)

Talvez porque nunca tenham conseguido definir dentro de si mesmos o significado do que é ser feliz. Como caçadores inábeis saem em busca deste misterioso pote de ouro por trás do arco íris. Muita gente é feliz pra carálio e não sabe. Guimarães Rosa já dizia: “Felicidade se acha é em horinhas de descuido ...” Isto bem posto e bem dito. Eduquemos, pois o nosso olhar para as coisas mais triviais e simples do dia a dia...Arte que somente as crianças nos ensinará. ..(Num domingo á tarde na praça Sérgio Pacheco em Uberlândia, parei o meu olhar vendo crianças passearem pra lá e pra cá em uma carrocinha. Detalhe: Sem corda, o cavalinho feliz, seguia o homem; que feliz caminhava pela praça; eu e minha filha ficamos felizes admirando aquela cena: (Foto: Dª Melva Magalhães.)

Publicado na Gazeta de Patrocínio, Portal Rede Hoje e Pol. | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Todas as notícias