Conheça as orientações para os empreendedores desejam descansar em períodos de baixa temporada sem prejudicar o negócio
Da redação da Rede Hoje
Dos mais de 1,7 milhão de microempreendedores individuais (MEI) em Minas Gerais, 69% não costumam tirar férias, de acordo com uma pesquisa do Sebrae Minas realizada neste ano. Ainda segundo o estudo, mais da metade dos formalizados no estado (57%) tem uma carga de trabalho de mais de seis dias por semana, que ultrapassa 8 horas diárias.
Como a legislação só permite que o MEI contrate no máximo um funcionário, e também não garante ao empreendedor o descanso remunerado a cada 12 meses de trabalho, o Sebrae apresenta algumas dicas para que o dono do negócio se organize durante o recesso, entre os meses de dezembro e janeiro, para aproveitar o descanso merecido e evitar prejuízos:
1) Treine seu colaborador ou contrate um temporário
Para quem tem apenas um funcionário, o ideal é delegar a rotina mais operacional e focar nas questões estratégicas. Treine o seu colaborador para o período em que você estiver ausente de forma que ele consiga prosseguir com as atividades. Caso você trabalhe sozinho, contrate temporariamente um profissional – ele ficará responsável por, minimamente, não deixar os seus clientes sem um retorno, além de dar andamento a algumas atividades enquanto você está fora.
2) Aposte em períodos curtos de férias
Planeje períodos de férias curtos e, necessariamente, no contra fluxo da sua melhor temporada, o que chamamos de sazonalidade negativa, quando a procura por seus serviços ou produtos está no período mais baixo do ano. Empreendimentos que têm uma sazonalidade negativa muito acentuada podem até parar seu funcionamento nesses períodos de baixa temporada.
3) Comunique seu cliente com antecedência
Comunique seu afastamento com alguma antecedência, informando o seu cliente sobre o período que você estará fora.
4) Organize um plantão de atendimento
Crie um plantão de atendimento ao cliente em um canal remoto na internet ou em uma rede social. Por exemplo, utilize o Instagram para divulgação de imagens e vídeos do produto e/ou serviço, deixando ali, na plataforma, um link para o WhatsApp da empresa, para fechar a venda por esse canal.-
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas