
Por decisão do TJD da FMF o North de Montes Claros vai a primeira vez disputar o Módulo I — Foto: Victor Souza / North EC
O North está oficialmente confirmado no Módulo I do Campeonato Mineiro de 2026. A decisão foi tomada pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG) na noite desta terça-feira (29), em julgamento realizado na sede da Federação Mineira de Futebol (FMF), em Belo Horizonte. Por unanimidade, os auditores mantiveram o resultado da partida vencida pela equipe de Montes Claros sobre o Patrocinense por 2 a 1, na quinta rodada do triangular final do Módulo II.
O Clube Atlético Patrocinense entrou com ação no TJD-MG solicitando a impugnação do jogo. A alegação foi de erro de direito, com base em um episódio ocorrido aos seis minutos do segundo tempo. Na ocasião, quando o placar ainda estava 0 a 0, o atacante Renato, do North, recebeu lançamento e partiu em direção ao gol. Jogadores do Patrocinense pararam no lance ao ouvirem um apito — que não partiu do árbitro da partida, Paulo César Zanovelli. Mesmo assim, o juiz validou o gol, alegando que o lance era legal. O ocorrido não foi mencionado na súmula da partida.
Para o CAP, o apito externo causou confusão e interferiu diretamente no gol marcado pelo adversário. A equipe alegou ter sido prejudicada pela arbitragem e buscou a anulação da partida na esfera desportiva. No entanto, o TJD-MG não reconheceu erro de direito e validou o resultado conquistado em campo.
Com a manutenção do placar, o North garantiu a segunda vaga de acesso à elite do futebol mineiro. A primeira havia sido conquistada pela URT, de Patos de Minas, que venceu o Grupo C do triangular final, superando Ipatinga e Mamoré.
Já o North terminou o Grupo D à frente de Democrata-SL e Patrocinense, assegurando a primeira colocação e o consequente acesso. As duas equipes — North e URT — farão agora a final do Módulo II para decidir o campeão da temporada.
Os 12 clubes confirmados no Módulo I do Campeonato Mineiro de 2026 são:
-
América (Belo Horizonte)
-
Athletic (São João del-Rei)
-
Atlético (Belo Horizonte)
-
Betim Futebol (Betim)
-
Cruzeiro (Belo Horizonte)
-
Democrata-GV (Governador Valadares)
-
Itabirito (Itabirito)
-
North (Montes Claros)
-
Pouso Alegre (Pouso Alegre)
-
Tombense (Tombos)
-
Uberlândia (Uberlândia)
-
URT (Patos de Minas)
Apesar da decisão unânime, ainda cabe recurso à instância superior da Justiça Desportiva, mas o Patrocinense não vai recorrer.