Fotos: Pixabay | Fotomontagem: Rede Hoje



Marina Amaral
Diretora Executiva e Editora da Agência Pública


Lendo os comentários sobre uma reportagem da Folha, falando das dificuldades enfrentadas pelos profissionais de imprensa na Ucrânia, percebi uma indignação em comum: como podem os jornalistas falar de si mesmos em um momento em que os ucranianos lutam pela vida?

Compreendo a revolta dos leitores, mas faço outra pergunta: qual o papel da opinião pública em uma guerra? E como esse julgamento se forma?

Depoimentos de ucranianos com parentes na Rússia, publicados pela BBC, dão pistas nessa direção. A jovem Oleksandra, de 25 anos, que está abrigada com seus cachorros no banheiro de seu apartamento em Kharkiv, há mais de dez dias sob ataque, não consegue convencer os pais, em Moscou, que civis estão morrendo pelos bombardeios russos. Segundo ela, ainda que preocupados com a filha, os pais repetem o que ouvem na TV estatal.

Meus pais entendem que alguma ação militar está acontecendo aqui. Mas eles contra-argumentam: ‘Os russos vieram para libertá-los. Eles não vão estragar nada, eles não vão tocar em você. Eles estão apenas mirando em bases militares’”, contou a jovem à BBC, em depoimento semelhante a outros entrevistados com família no país invasor.

Claro, a mídia ocidental mente também - e muito. Basta lembrar do caso das armas químicas (inexistentes), usadas para os Estados Unidos invadirem o Iraque, desinformação que foi publicada como verdadeira até pelo New York Times. Ou a ausência de notícias sobre a guerra no Iêmen, liderada pela Arabia Saudita com apoio dos Estados Unidos, que já deixou mais de 10 mil crianças mortas ou mutiladas.

Mas, para além de aliados e inimigos, a informação que os correspondentes de guerra trazem, inclusive os brasileiros, como nosso querido Yan Boechat, é essencial para disparar a solidariedade mundial, o apelo à paz, a repugnância pela crueldade dos bombardeios contra civis.

O jornalismo é um serviço público essencial à democracia e ao direito à informação. As distorções, omissões e manipulações - que também ocorrem nos países em que a imprensa é oficialmente livre - resultam da falta de independência (em relação ao mercado, ao patrão, aos padrões ideológicos vigentes) e não do excesso de prerrogativas dos jornalistas, ou da futilidade do seu trabalho.

No próximo dia 15 de março, a Agência Pública completa 11 anos, o que também pode ser considerado um marco na criação da mídia independente de DNA digital que se desenvolve no país desde então. São esses veículos valentes que impulsionaram pautas essenciais para os brasileiros, como o genocídio indígena motivado pela ganância do governo e seus aliados, os efeitos do racismo estrutural, a perseguição à população LGBTQIA+, a violência contra as mulheres até no momento do parto. É deles que precisamos, se não para mudar o mundo, para que o país aprenda a ouvir aqueles que podem fazer isso: as mulheres, os indígenas, os negros, os jovens de periferia, os defensores de direitos humanos. Incluí-los no debate, mostrar as violações que sofrem e as mentiras das quais são alvo é a nossa missão.

Agradeço a todos os que fazem parte da equipe da Pública, a todos os jornalistas parceiros que remam na mesma direção e, principalmente, a você, leitora e leitor, que estão com a gente nesse resgate do jornalismo como instrumento de consciência e de qualificação do debate democrático. E que venham as eleições livres e democráticas, dessa vez, com muita informação de qualidade pra gente rebater as falsidades e discutir o que interessa. Muito obrigada!

Marina Amaral

Diretora Executiva e Editora da Agência Pública




A Rede Hoje reúne dez textos de mulheres de várias profissões e reprentatividade de diferentes partes do país, que tem ligação com Patrocínio, sobre o Dia Internacional da Mulher

Fotos: Pixabay

Conhecimento. O seu valor é imensurável. Por isso, é importante tê-lo, por exemplo, sobre o que o Município foi para entender o que ele é. E até prever alternativas do que será. Para tanto, uma visão oficial de Patrocínio na década de 50 é indispensável para descobrir onde moravam/moram a tranquilidade e a felicidade. No passado ou no presente? Ou nos dois lugares? A “Enciclopédia dos Municípios Brasileiros”, editada em maio de 1959, pelo IBGE, revela parte da história, economia, finanças e da vida de Patrocínio. Milho, o carro chefe agrícola. A energia elétrica gerada de Patrocínio para Patrocínio. E olha lá! A riqueza mineral não explorada. Grande avião voando nos céus rangelianos! Temperatura regular e agradável. E mais coisas que colocam as atuais gerações estupefatas!

   Foto da Av. Rui Barbosa na década de 1950. Foto: Wordpress.com


A LIDERANÇA DO MILHO
– Em 1955, as culturas agrícolas no chão patrocinense eram de três produtos básicos: milho, arroz e feijão. Foram produzidos 92.300 sacos de 60kg de milho. E 33.638 sacos de feijão. Quase a mesma quantidade de arroz: 32.600 sacos de 60kg. O atual líder café teve apenas produzidos 8.600 arrobas (arroba equivale a 15 quilos), por meio de 30.400 pés. Em termos de espaço para o cultivo, o milho também liderou com 3.775 ha. Por outro lado, a tecnologia ajudou demais a produção leiteira. Passou de 14 milhões de litros em 1955 para 175 milhões em 2020.

MAIS ATIVIDADES ECONÔMICAS – Na pecuária, em 1955, havia 120.000 cabeças de bovinos, 45.000 porcos e 8.000 cavalos. Portanto, quantidade maior do que hoje: bovinos (109.000 cabeças), equinos (2.500 cabeças) e suínos (157.500 cabeças). Essa maior agora devido à Pif Paf. Já a indústria, somente empregava 433 cidadãos em 1955. Muito pouco, por sinal.

PATROCÍNIO PRODUZIA ENERGIA PARA VIZINHO – Não existia ainda a CEMIG na região. Nos anos 50, a luz era bastante fraca. À noite, o vagalume era concorrente em luminosidade. Havia quatro cachoeiras aproveitadas para pequenas usinas hidrelétricas, que geravam energia para Patrocínio, Parque Hotel de Serra Negra, São João da Serra Negra e Guimarânia. A usina dessa era na cachoeira de Chapadão de Ferro. A de Patrocínio no Rio Dourados. Enfim, as ruas da cidade eram iluminadas... pelo luar. E os namorados sempre agradeciam. E os “ladrões de galinha” (de galinha mesmo, para festivas galinhadas) também agradeciam.

ENCICLOPÉDIA REGISTROU RIQUEZAS NATURAIS – Nessa década, importantes reservas de minério de ferro (será?), nióbio (será extensão de Araxá?), pirocloro, pirita, apatita, diamante (?) e ouro (?). As jazidas estariam na serra em Salitre de Minas até o Chapadão de Ferro. Isso além das águas minerais sulfurosas (tipo Araxá), radioativas e magnesianas (a melhor do Brasil). O potencial hidrográfico patrocinense era formado por volumosas e límpidas águas dos rios Quebra Anzol, Salitre, Dourados, Santo Antônio, São José dos Folhados e o Espírito Santo, juntamente com a vulcânica (enorme) lagoa do Chapadão de Ferro. Hoje, tudo isso é miragem, ou desbotados retratos na parede. Exceto, o fosfato.

PATROCÍNIO TINHA AVIÃO E TREM! – A lendária Rede Mineira da Viação (RMV) transportava passageiros para Belo Horizonte, Catiara, Ibiá, Monte Carmelo, Três Ranchos/GO e outras localidades. No final da Av. Faria Pereira, um pouco além da ferrovia, era o campo de aviação. Ou aeroporto. Ou até “aeropasto” para os folclóricos. Nele pousava o histórico DC-3, com capacidade para 30 passageiros, duas hélices e necessidade de 700 metros de pista. A empresa era a Nacional, depois Real. Ocorriam voos para Araguari, Uberaba, Patos de Minas e BH. De segunda-feira à sexta-feira. O escritório da empresa se localizava na Praça Santa Luzia (pista da Rua Presidente Vargas), onde as passagens eram adquiridas.

AUTOMÓVEIS, SETE ÔNIBUS... E POEIRA – Em 1955, a Prefeitura registrou 126 automóveis (todos importados), 57 “camionetas”, 122 caminhões e 07 ônibus. Isso para enfrentar estradas com buracos e lama. Ônibus havia apenas para Patos de Minas, Paracatu, Carmo do Paranaíba, Uberaba e Monte Carmelo. Em 2020, já são 35.000 automóveis, 6.400 caminhonetes, 649 ônibus e 2.120 caminhões emplacados em Patrocínio. Quem vive, viveu (isso)!

MAIS FRIO, MENOS CALOR – A temperatura média máxima de Patrocínio não ultrapassava 33º. E a mínima, 6º, que ocorria, realmente, em junho ou julho. Chuvas eram em torno de 1.200mm por ano. Hoje, 1.400mm de pluviosidade média anual. Sem dúvida, o tempo era mais “disciplinado”. Verão era verão, inverno era inverno...

POPULAÇÃO DIMINUIU E PORQUÊ – Em 1950, a população de Patrocínio era de 34.061 pessoas. Maioria mulheres, quase 400 a mais do que homens. E população bem rural, trabalhadora, 75% (ou seja, 25.600 habitantes dos 34.000 no Município). Em 1955, cinco anos depois, Patrocínio contava com 26.613 pessoas. Pois, o distrito de Serra do Salitre emancipou-se levando consigo pouco mais de 7.000 habitantes (em 1953).

DISTÂNCIAS ENTRE BH E PATRÔ – Quando a viagem era pelo DC-3 da Nacional (ou Real), a distância aérea da capital era de 380km (linha reta é 338km). Pela antiga rodovia de chão, 486km. Pela “Maria Fumaça” (trem movido a vapor – combustível lenha), 596km. Portanto, 220km a mais do que a rota aérea da época. Hoje, pela rodovia pavimentada, são 416km, pelo Expresso União.

FONTES E AS MANCHETES DA PRÓXIMA EDIÇÃO – As informações básicas dos anos 50 foram coletadas pelo perene agente de Estatística, Afrânio Santos Pinto. A agência estatística situava-se no 1° andar da Prefeitura Municipal, no maravilhoso casarão da Praça da Matriz (hoje, Casa da Cultura). Nas próximas edições, o bem mais badalado de Patrocínio (Serra Negra), as melhores escolas da região, as finanças públicas do Município (deficitárias), a imprensa e o telefone na cidade e mais indicadores que só o IBGE tinha e tem. Tudo de 1950 a 1959.

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Por volta de 2014 a 2019, comecei a colecionar notícias de acidentes ocorridos nessa rodovia, pretendia fazer uma crônica convincente, sensibilizante, com estatísticas, números e “sangue das vítimas”. Tive que parar logo. Peguei um trauma com isso. Hoje entro em pânico ao transitar essa rodovia. E morro de ansiedade com gente minha pra lá e pra cá nesse campo de guerra.



 Meu filho André ao volante, vamos assistindo as quase tragédias da 365

Olho e não vejo mais uma rodovia; vejo uma máquina de matar. Sim. Nossas autoridades continuam se revezando, lutando, reunindo, reivindicando, discutindo, se divergindo, batendo cabeça, espocando traques...enquanto o comboio continua destruído vidas. Gente! A duplicação da rodovia da morte, não é mais pra ontem; era pra vinte anos atrás. ( Minha amada prima Vânia Batista, então, estaria entre nós) Ei, Excelentíssimos Senhores, quantas vidas mais? Quanto sangue ainda terá de ser derramando?. 365- Essa máquina, mata. Leia deixando uma lágrima, ou prece por cada VIDA:

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DUAS VIDAS: Colisão envolvendo quatro caminhões deixa dois mortos e feridos na BR 365. O acidente aconteceu próximo a curva dos Moreira, município de Patos de Minas

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UMA VIDA: Acidente próximo ao Posto Doidão na BR 365 deixa um homem morto e uma mulher ferida Na quarta-feira, 13/11, por volta das 11h15m Bombeiros e Samu se deslocaram para BR 365, cerca de 5 quilômetros de Patrocínio, onde a 500 metros do Posto Doidão, onde ocorreu uma colisão entre um caminhão placas de Ituiutaba (MG) e um GM Vectra de cor verde emplacado em Patrocínio, com uma vítima de ferimentos e outra fatal.
O GM Vectra de Patrocínio seguia sentido ao trevo de Silvano (Uberlândia) e teria invadido a contramão de direção e batido no caminhão emplacado em Ituitaba, que saiu da pista do lado direito da sua mão, antes batendo numa placa. O local possui sinalização horizontal com faixas dupla contínua amarela visível. Uma mulher, J.R.O., 31 anos, que estava no Vectra foi socorrida pelo SAMU.
Morreu no acidente o condutor Fernando Eduardo dos Reis 42 anos, que ficou preso às ferragens e após o trabalho da perícia foi retirado pelos Bombeiros.

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DOZE VIDAS: Doze pessoas morreram, na madrugada de domingo (20/2), em um acidente envolvendo uma van e um caminhão na BR-365, próximo à Curva dos Moreiras, entre as cidades Patos de Minas e Varjão de Minas, no Alto Paranaíba. Entre os mortos está uma criança de aproximadamente 10 anos.

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QUATRO VIDAS: ( Foto: Patrocinioonline) Um grave acidente envolvendo cinco veículos foi registrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde desta quinta-feira (30) na BR-365, em Patrocínio, no Alto Paranaíba. Até o momento, a morte do motorista de uma das carretas foi confirmada. Segundo a polícia duas carretas carregadas de combustível, um ônibus sem passageiros, um caminhão com arroz e uma caminhonete colidiram no quilômetro 465 da rodovia. Todos os veículos pegaram fogo. Um homem morreu no local e segundo informações preliminares, ao todo, quatro pessoas precisaram ser socorridas. Três das vítimas foram levadas para a Santa Casa, em Patrocínio, com queimaduras gravíssimas. Duas delas foram transferidas para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia com 90% do corpo queimado. A outra vítima aguarda transporte aéreo para Belo Horizonte, visto que está com 100% do corpo queimando. O quarto ferido continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular de Patrocínio... Infelizmente todos morreram.

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UMA VIDA: Colisão entre moto e caminhão tanque de leite tira a vida de um patrocinense na BR 365. Um motociclista morreu num grave acidente registrado na manhã deste domingo (03/11) na BR-365, entre Guimarânia e Patos de Minas. A motocicleta importada de 1100cc bateu na traseira de um caminhão de transporte de leite.
Segundo informações passadas pela Polícia Rodoviária Federal, os dois veículos seguiam sentido a Patos de Minas. O motorista do caminhão alegou aos policiais que parou no acostamento e aguardou a passagem de um carro. Ele olhou no retrovisor e viu um farol bastante distante iniciou a conversão à direita para entrar numa entrada de terra. Ao fazer a conversão, o caminhão foi atingido na traseira pela motocicleta de marca BMW. Com o impacto, a motocicleta pegou fogo. O motociclista Claudio Wagner Chagas, de 49 anos, conhecido como “Bakau”, morreu no local. O motorista do caminhão ficou em estado de choque e chegou a receber atendimento médico pelo SAMU.

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UMA VIDA: Grave acidente na BR 365, próximo a Pif Paf matou um homem e feriu duas pessoas. Um grave acidente na BR 365 no fim da tarde desta quinta-feira (10/10/19), matou um homem e feriu duas pessoas um leve e outro grave. O acidente aconteceu por volta das 17h30min, no km 457, a poucos metros da empresa Pif Paf Alimentos, no município de Patrocínio.
O Micro-ônibus, de cor branca, placas de Catanduva (SP), da empresa J. Marino Agrícola ocupado por quatro pessoas, seguia Patrocínio sentido a Patos de Minas, quando colidiu na traseira de um caminhão VW/15.170 E, de cor branca, placas de Lagoa Grande.
O impacto foi tão grande que o passageiro da frente, Sérgio Godois de Oliveira, 53 anos, morreu preso entre as ferragens.
A vítima fatal iria fazer aniversário no próximo sábado, 13/10.
No micro-ônibus mais duas pessoas ficaram feridas. As vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e Unidade do SAMU de Patrocínio, sendo conduzidas para o Pronto Socorro Municipal.

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DUAS VIDAS: Peça de caminhão se solta, atinge veículo que desgovernado bate em moto; dois mortos (O motociclista era de Patrocínio) No final da manhã, desta quinta-feira 10/10/19, aconteceu um acidente grave entre Araguari e Indianópolis, na Rodovia BR 365, KM 574, próximo ao trevo da MGC-748, envolvendo um caminhão, um táxi e uma motocicleta.
Segundo testemunhas, parte de uma peça de um caminhão (“campana”) se soltou, atingiu o carro branco (táxi), que perdeu o controle, entrou na pista da contramão e veio a colidir com a motocicleta preta.
O motorista do táxi de 71 anos e o motociclista de 39 anos, morador de Patrocínio, não resistiram aos ferimentos e morreram no local.

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QUATRO VIDAS: Um ônibus após desviar de um Ford Fiesta que saia de uma estrada vicinal, colidiu com uma carreta, tombou, e se incendiaram na BR 365 na noite desse domingo, 29/09. O condutor embriagado provoca colisão entre ônibus e carreta que se incendiaram na BR 365, provocando quatro mortes. O ônibus e a carreta ficaram completamente destruídos.

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UMA VIDA: Condutora de veículo Pálio placas de Patrocínio morre em colisão com carreta na BR 365. Camilla Ferreira de Ávila aos 37 anos, morreu em um acidente na BR-365, próximo ao trevo de Indianópolis, na tarde deste domingo (29). Conforme o Corpo de Bombeiros, o carro que ela dirigia com placas de Patrocínio bateu de frente com uma carreta que seguia no sentido contrário.
De acordo com os Bombeiros, o motorista da carreta informou que seguia sentido Patrocínio-Uberlândia quando o carro avançou a contramão. A carreta estava em uma subida, de vagar e, segundo o motorista relatou, ele ainda buzinou para o carro, mas não conseguiu evitar o acidente.
A vítima ficou presa às ferragens e os Bombeiros serraram o teto do veículo para tentar retirar a mulher.

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DUAS VIDAS: Duas pessoas perdem a vida, entre elas um advogado de Patrocínio, em acidente na 365 O advogado de Patrocínio, Carlos Costa Ciabotti, de 64 anos, é uma das vítimas.
Duas pessoas morreram na tarde desta quarta-feira em um acidente envolvendo dois carros na BR 365, km 523, próximo ao posto Bagajão. O advogado de Patrocínio, Carlos Costa Ciabotti, de 64 anos, é uma das vítimas. Acidente ocorreu as 13h50.
Segundo do Corpo de Bombeiros, Ciabotti, conduzia o veículo Corola, preto, no sentido Patrocínio a Uberlândia, quando colidiu frontalmente com o veículo Ford/Ka, cor branca, de Douradoquara (MG).
No acidente, além de Carlos Ciaboti, um passageiro, ocupante do Ford/KA, também morreu no local. Os dois corpos ficaram preso nas ferragens
O motorista do outro carro foi socorrido pela unidade do SAMU ao Pronto socorro de Patrocínio.

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UMA VIDA: Três veículos se envolvem em acidente na tarde de sábado na BR 365 em Patrocínio, uma pessoa morreu.Lair de Oliveira, 45 anos, condutor da BMW 320i , morreu no acidente O acidente fechou o trânsito na BR 365 por 3 horas
Mais um grave acidente na BR 365, próximo a Patrocínio. No sábado, por volta das 17h, dois veículos de passeio – um BMW 320i e um Chrysler C300 - e o um ônibus da Útil que faz a linha Caldas Novas a Rio de Janeiro. O Acidente aconteceu próximo a AABB, na Ponte do Rio Dourados, cerca de 6 quilômetros de Patrocínio (MG), com uma vítima fatal.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros e na Polícia Rodoviária Federal, faleceu no local Lair de Oliveira, 45 anos, condutor da BMW 320i, encontrado no interior do veículo carbonizado. A PRF informou que não foi possível contatar se o cinto de segurança da vítima fatal estava afivelado, tendo em vista que o veículo pegou fogo. Mas é alta a probabilidade de ele estar de cinto tendo em vista a violência da colisão e o fato de o corpo estar acomodado no banco do motorista, indicando, pela estabilidade, que o motorista usava cinto.

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UMA VIDA: Mais uma morte e ferido na BR-365, próximo a Patrocínio
Um homem de aproximadamente 40 anos, morreu após seu automóvel capotar e uma criança ficou ferida. Mais um acidente trágico na BR-365, próximo ao trevo da MG-230, na manhã desta sexta-feira,24. Um homem de aproximadamente 40 anos, morreu após seu automóvel capotar. Uma criança ficou ferida e foi socorrida por equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros. A idade não informada. E maiores detalhes ao longo do dia.
De acordo com as informações do site Triângulo Notícias, junto ao Corpo de Bombeiros, as vítimas foram encontradas do lado externo do automóvel. Provavelmente seus corpos foram ejetados para fora. Provavelmente elas não usavam cinto de segurança. Essa hipótese será analisada pela perícia técnica da Polícia Civil, que já terminou seus trabalhos no local.

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TRÁGICO: Van com universitários patenses se envolve em acidente na BR-365
Na madrugada desta quinta-feira (21), diversas pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo uma van que transportava universitários de Patos de Minas e um caminhão bitrem. A colisão ocorreu na altura do Km 471 da BR-365, próximo ao trevo da MG-230.
Por volta da meia noite, guarnições do Corpo de Bombeiros e Samu foram acionadas a compareceram no local, onde segundo informações dos solicitantes, havia ocorrido um acidente envolvendo uma van e um bitrem.
Segundo os relatos das vítimas o motorista encostou a van de cor branca e placas de Patrocínio/MG na lateral da rodovia para que um estudante pudesse descer, mas chovia muito, ele contornou no mesmo local para que o aluno descesse no pátio da Truck Reis, onde ocorreu a colisão com o bitrem, de cor azul, e placas de Uberlândia/MG.
O motorista do bitrem, que trafegava sentido a Patrocínio, não sofreu ferimentos visíveis no local. Já na van escolar, que se encontrava fora da pista de rolamento, alguns de seus ocupantes apresentando escoriações cortes, contusão e suspeita de fraturas.
A equipe do Corpo de Bombeiros prestou os atendimentos às vítimas levando-as ao Pronto Socorro Municipal.
Uma vítima de 22 anos se queixava de dores no pescoço e cabeça, outra vítima de 39 anos apresentava concussão na perna esquerda e escoriações, uma vítima de 21 anos apresentava contusão na região da clavícula e uma vítima de 20 anos apresentava corte perfurante na região abdominal com queixa de dores.
O condutor da van apresentava suspeita de fratura no membro inferior esquerdo, membro superior esquerdo e escoriações, sendo atendido pela equipe do SAMU. Os demais ocupantes da van não sofreram ferimentos significativos sendo avaliados encaminhados ao Pronto Socorro em veículos de amigos.

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TRÊS VIDAS: Condutor de Pálio em uma ultrapassagem bate em Bitrem e atropela ciclistas; três mortos e cinco feridos
Um acidente com 03 mortos e 05 feridos aconteceu por volta das 07h30m desse domingo, 04/08, próximo a descida de Macaúbas, ainda no município de Patrocínio, na BR 365, KM 498.
Corpo de Bombeiros, Samu e Polícia Rodoviária Federal se deslocaram ao local.
Segundo a PRF um FIAT Pálio de cor branca estava vindo de Romaria. Era carro de apoio.
O pessoal que estava no carro (05 pessoas) e quem fazia a caminhada. O motorista R.G. só acompanhou. Eles já estavam voltando. Saíram de Romaria por volta das 07h00m.
Dentre os falecidos, estava o pastor Rubens Lucas, de 44 anos, presidente do Conselho de Pastores de Patrocínio (CONSEP) em Minas Gerais e pastor da Igreja Comunidade Cristã. Ele era ciclista e o acidente ocorreu na manhã do último domingo, 04 de agosto, na BR-365.

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UMA VIDA: Um grave acidente matou uma jovem de 25 anos, Tais de Sousa Moreira, natural de Coromandel (MG), residente em Patrocínio. O acidente aconteceu na tarde deste sábado (25/05), na BR-365, no trecho de Indianópolis sentido Romaria, próximo a antena.
De acordo informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros, um acidente envolvendo quatro veículos, um caminhão e três veículos de passeio, deixou cinco vítimas graves, uma em óbito que não resistiu aos graves ferimentos e morreu no local.
Na chegada do Corpo de Bombeiros, não tinha mais vítimas no local somente os condutores de alguns dos veículos, que não quiseram atendimento.
Compareceu no local as duas equipes do Corpo de Bombeiros de Araguari e equipe do SAMU.

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UMA VIDA: Acidente na BR 365 fere gravemente jovem de 20 e mata jovem de 21 anos
O veículo se acidentou na madrugada mas foi encontrado só na manhã de hoje
Patrocínio Online com informações dos Bombeiros e Perícia Técnica da Polícia Civil
De Patrocínio Online, 04/10/2015

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TRÁGICO: Um casal ficou ferido após o veículo em que eles estavam ter atingido uma vaca que atravessava a pista na BR-365 próximo a cidade de Guimarânia. De acordo com informações, o acidente aconteceu por volta das 5h40 deste domingo (25) no KM 441 da BR 365, entre o trevo de Santana de Patos e a ponte do Rio Espírito Santo, sentido Patos de Minas/Patrocínio, quando repentinamente o animal apareceu na frente do veículo com placas de Patos de Minas. O motorista de 64 anos ainda tentou desviar, mas sem êxito, atingiu o animal em cheio.
A vaca colidiu contra o capô e arrancou totalmente o teto, passando entre o condutor a passageira e caindo no banco traseiro do passageiro. Por sorte o condutor teve ferimentos leves.

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UMA VIDA: Acidente com caminhão no KM 371 da BR-365 mata motorista de 30 anos Dois caminhões seguiam carregados de legumes sentido a cidade de Uiraúna/Paraíba e um deles tombou . Dois caminhões seguiam carregados de legumes sentido a cidade de Uiraúna/Paraíba quando o motorista Ricélio Oliveira Sarmento de 30 anos teria perdido o controle direcional do caminhão, capotou e logo em seguida saiu da pista. O condutor que seguia logo a frente percebeu que o companheiro não estaria se aproximando e resolveu retornar e deparou com o acidente. Ele contou aos policiais que chovia muito forte no momento do acidente.

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UMA VIDA: Por volta das 11h45 no KM 437 da BR 365, próximo ao Rio Espirito Santo em Guimarânia (MG) a fumaça e o fogo as margens da pista provocaram um engavetamento envolvendo 7 veículos. Uma mulher de aparentemente 45 anos colidiu seu carro um Honda Civic placas de Araújo (MG), com outro veículo e ao sair do veículo para sinalizar a pista foi atropelada por uma carreta. As Unidades de Resgate e Salvamento do Corpo de Bombeiros acionados via 193 se deslocaram até o local e chegaram ainda a fazer massagens cardiorrespiratória na mulher de nome Andreza Teixeira Medeiros, 33 anos, que não suportou os ferimentos (fraturas abertas em ambas as pernas) e morreu no local. Outras 3 vítimas foram socorridas por terceiros até hospitais da região.

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UMA VIDA: Uma mulher morreu e 22 pessoas ficaram feriadas em um acidente com um ônibus clandestino, na noite de terça-feira (13), na BR-365, em Varjão de Minas, região Noroeste de Minas Gerais. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista perdeu o controle da direção em uma reta, na altura do Km 366. Ele alegou que o veículo teve problemas mecânicos durante a manobra. O ônibus capotou e caiu em uma ribanceira de cinco metros de altura. Com o impacto, o teto foi arrancado e algumas pessoas foram arremessadas para fora. Uma mulher de 56 anos morreu e os feridos foram socorridos no hospital regional de Patos de Minas. Ainda de acordo com a PRF, o motorista não apresentou lista de passageiros, nem autorização para transportá-los.

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TRÁGICO: Um acidente envolvendo duas carretas e um caminhão na manhã deste sábado deixou dois motoristas feridos, um deles preso as ferragens. A batida aconteceu no quilometro 372 da BR-365, próximo a curva de acesso a comunidade rural de Moreiras, no município de Patos de Minas. Segundo o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Alfredo Terceiro, o caminhão caçamba seguia sentido Patos de Minas/Montes Claros quando o motorista, Amarildo Alves dos Reis, de 46 anos, perdeu o controle, invadiu a pista contrária, bateu no barranco e tombou. A bitrem que estava logo atrás conseguiu desviar, mas o motorista, Donizete de Oliveira, de 49 anos, perdeu o controle e andou por cerca de 400 metros até que a segundo reboque tombou. Atrás estava outra carreta que tentou desviar do segundo acidente, saiu da pista e capotou. O motorista da carreta, Marco Antônio Leandro dos Santos, de 37 anos, ficou preso às ferragens. Ele foi retirado pelo Corpo de Bombeiros e levado para o Hospital Regional Antônio Dias. O motorista do caminhão caçamba , Amarildo dos Reis, também ficou ferido, foi socorrido pelo SAMU e também levado para unidade de saúde em Patos de Minas. O outro envolvido, Donizete de Oliveira, nada sofreu. Terceiro informou que Donizete é proprietário de dois veículos envolvidos no acidente, o bitrem e a carreta. Os dois veículos estavam carregados com açúcar e saíram do interior de São Paulo com destino a Alagoinha, na Bahia. O inspetor disse também que uma viatura da Polícia Militar de Meio Ambiente passava pelo local e sinalizou a rodovia até a chegada da Polícia Rodoviária Federal, que registrou a ocorrência. O trânsito no local ficou em meia pista até a retirada dos veículos.

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TRÁGICO: Um grave acidente deixou várias pessoas gravemente feridas e outras com ferimentos leves no KM 408 da BR-365 no trevo da Pipoca. O motorista do ônibus alegou aos policiais que, ao sair da alça do trevo, o carro invadiu a contramão de direção, ele então desviou e não teve como retornar para pista e acabou caindo no barranco. O acidente aconteceu entre um ônibus com cerca de 38 passageiros e um veículo GM/Monza com 4 pessoas, por volta de 02 horas da madrugada dessa sexta-feira(25). Um guarnição da policia militar estava deslocando para um posto para tomar um café quando depararam com o acidente. Rapidamente eles foram acionando as unidades de Resgate além da PRF. Os militares Sargento Saturnino e Cabo Ricardo foram os primeiros a chegar no local do acidente e cada um ficou em locais diferentes para verificar a situação das vítimas. De acordo com informações o Sargento Saturnino ficou verificando a situação do passageiro do carro que teve três paradas Cardiorrespiratórias antes do resgate. Já no local onde estavam as outras vítimas graves o Cabo Ricardo fez uma triagem para saber quem estava com ferimentos graves. Um senhor estava com sangramento e bastante ferido e foi encaminhado rapidamente por uma unidade do Corpo de Bombeiros. Um adulto que estava hemorragia intensa e corte na cabeça teve que ser encaminhado com emergência para o Hospital Regional. Segundo o capitão Arthur Fábio do Corpo de Bombeiros, três passageiros foram levados em estado grave para o Hospital Regional Antônio Dias. Uma criança estava em estado de choque e também foi encaminhada. Outras viaturas da policia militar estavam dando apoio no controle do trânsito até a chegada dos militares da PRE e PRF. O SAMU encaminhou o passageiro do veículo que teve as três paradas respiratórias. Outras vítimas com ferimentos leves foram levadas por unidades do SAMU Bombeiros e Viaturas da Policia Militar. Uma mulher ficou com o braço preso nas ferragens do ônibus e foi preciso as técnicas do Corpo de Bombeiros para que ela fosse retirada. O ônibus com placas de Belo Horizonte seguia de São Paulo para Arapiraca/AL. O veículo saiu da cidade de Lagoa Formosa e ainda não foi apurado qual seria o seu destino.

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TRÁGICO: Acidente na BR 365 – Patos de Minas – motorista fica preso nas ferragens. A Polícia Rodoviária Federal registrou um grave acidente no fim da tarde desta quinta-feira (08) no quilometro 373 da BR-365, no local conhecido por curva dos Moreiras, próximo a Patos de Minas (MG). O caminhão carregado com tubos de ferro saiu da pista e caiu de um barranco de aproximadamente 10 metros. O motorista ficou preso as ferragens e os bombeiros tiveram dificuldades para resgatá-lo. Segundo o capitão Arthur Fábio do Corpo de Bombeiros, ao chegar ao local, os militares depararam com caminhão que despencou de um barranco de aproximadamente 10 metros. O motorista, José Luiz Jacinto, de 55 anos, ficou com os pés presos às ferragens. Os bombeiros tiveram trabalho para retirar a vítima do veículo.

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TRÁGICO: Três veículos se envolvem em acidente, caminhão pega fogo e três pessoas ficam feridas. No início da manhã desta segunda- feira, dia 07 de julho, aconteceu no quilômetro 515 da BR 365 (próximo ao Pontilhão da Linha Férrea, cerca de 38 quilometros de Patrocínio) um acidente envolvendo um caminhão carregado de esterco, uma carreta bi-trem e um VW Parati placas de Patrocínio (MG). No impacto todos veículos saíram da pista e o caminhão se incendiou. O 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros foi acionado e compareceu com as suas Unidades de Resgate, Salvamento e Combate a incêndios, com seis ocupantes e debelou o fogo do caminhão carregado com grãos, também socorrendo duas das três vítimas de ferimentos. Segundo informações do Sargento Melo do Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu porque o caminhão carregado de esterco, que ia direção Patrocínio/Uberlândia forçou a ultrapassagem, e na direção contrária vinha uma carreta bi trem. Um dos veículos que seguia a frente conseguiu sair pelo acostamento, contudo o VW Parati com placas de Patrocínio foi colidido na lateral. Foram socorridas até o Pronto Socorro Municipal de Patrocínio, duas das três vítimas que estavam no VW Parati placas de Patrocínio (MG): Thiago de Melo Vieira, 19 anos, morador de Uberlândia, com fratura na perna esquerda e Lorena Franco de Oliveira, 21 anos, de Monte Alegre, com escoriações. Uma terceira vítima foi socorrida por populares.





Reprodução da capa da revista Hoje Magazine (Rede Hoje) que na edição de fevereiro de 2014, registrava um acidente no dia 30 de janeiro daquele ano em Patrocínio, envolvendo cinco veículos, por causa de fumaça de queimada. Uma pessoa morreu e várias outras tiveram queimaduras graves.  
*Afonso Morais
 
Fraudadores normalmente aproveitam momento de fraquezas de suas vítimas e a situação vem chegando ao extremo de tirarem proveito da dor das famílias de pessoas hospitalizadas para aplicar golpes financeiros. Por isso, mesmo nesses momentos é preciso ficar atento e, caso caia em uma situação relacionada, que se busque o ressarcimento.
 
Atualmente, alguns hospitais estão sendo condenados a ressarcir os pacientes vítimas de fraudes praticados por terceiros utilizando o nome da instituição. Um exemplo recente foi o que ocorreu recentemente com o Hospital Brasília, que foi condenado a pagar uma indenização a família de um paciente vítima de golpe, já que ficou evidente a responsabilidade do hospital, uma vez que é o detentor de informações privilegiadas dos pacientes e falhou na guarda dos dados inseridos no prontuário do paciente.
 
Esse caso é um exemplo de como podem ocorrer esses golpes, sendo que o filho do paciente recebeu um telefonema de um suposto médico dizendo que o pai, internado na UTI e recém-operado, precisava se submeter a uma tomografia de urgência. Para isso, informou o número da conta na qual deveria ser creditado o valor do exame. Ainda foi solicitada outra quantia a título de pagamento de anestesista, no que foi novamente atendido.
 
Ao procurar mais informações na secretaria do hospital, sobre o exame solicitado, o filho paciente internado descobriu que era golpe. Nesse caso a vítima foi atrás de seus direitos, lembrando que as responsabilidades dos hospitais são amplas, precisando informar sobre possíveis golpe que possam ser aplicados, mas, também tratar de forma responsável as informações.
 
Hoje temos uma Lei Geral de Proteção de dados, que obriga a que todas as pessoas jurídicas que tenham dados de terceiros, a que mantenha sigilo, que sejam arquivados pelo período necessário com segurança e com acesso restrito a poucos funcionários, para evitar vazamento de dados, principalmente em hospitais, ondem são fornecidos dados sensíveis, como diagnostico e outros.
 
Infelizmente, esses golpes aumentaram muito com a pandemia, quando parentes de internados com Covid-19 são procurados por fraudadores solicitando dinheiro para procedimentos, remédios ou tratamentos urgentes, além disso, muitos inquéritos estão sendo abertos para investigar os casos de fraudes de falsos médicos.
 
Veja algumas dicas para evitar os golpes por telefone nos parentes de pacientes internados em hospitais.
 
1 -- Suspeite de qualquer contato que solicite dinheiro ou benefício similar, mesmo em momentos de dificuldade é importante manter a cabeça fria.
2 - Não efetue transações financeiras sem estar presencialmente com o seu médico e confirmar a necessidade e o valor do procedimento.
3 - Nunca forneça contatos pessoais para pessoas que não sejam de confiança, mesmo que trabalhem no hospital.
4- Desconfiem de mensagens por SMS, WhatsApp. Confie em telefones oficiais e ou confirme pessoalmente na secretaria do hospital sobre as autorizações de procedimentos e a parte financeira, somente esse departamento é que informa e cobrar valores de procedimentos.
5- Em ocorrendo alguma situação suspeita que envolva solicitações de pagamentos por telefone, WhatsApp, procure a central de segurança, normalmente todos os hospitais têm essa unidade.
6 -- Caso caia em golpes, procure por seus direitos por meio da justiça, o quanto antes tomar uma ação, maior a chance de reverter.

*Afonso Morais - Advogado sócio diretor da Morais Advogados, especializada em direito bancário e recuperação de crédito, com atuação na área de Recuperação de Crédito Amigável e Judicial para Instituições Financeiras, Companhias Seguradoras, Consórcios e Empresas de todos os portes.*

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